O
termo Qualidade vem do latim Qualitas, se refere ao produto e/ou serviço
vendidos no mercado, qualidade é: conformidade com as exigências dos clientes,
relação custo/benefício, adequação ao uso, valor acrescentado, que seus
similares não possuem; fazer bem à primeira vez; produtos e/ou serviços com efetividade. Enfim, o termo é geralmente empregado
para significar excelência de um produto ou serviço. (WIKIPEDIA, 2007).
Segundo
Abreu (2000, p. 19)
Do
ponto de vista do mercado, qualidade de um produto ou serviço é uma conjugação
entre capacidade de desempenhar funções requeridas pelo mesmo e a posse de
características que levam o consumidor a optar por esse produto ou serviço,
tais como custo compatível e durabilidade máxima, ou seja, o desempenho das
funções durante o maior tempo possível.
A
diferença entre a abordagem do início do século XX e a atual é que a qualidade
está relacionada ás necessidades e aos anseios dos clientes. Seja qual for o
porte da empresa, observam-se programas de qualidade e de melhoria de processos
na maioria dos setores econômicos. Não importa mais fazer o melhor produto com
os melhores processos, se o que faz não vai de encontro ao consumidor, que é o
líder de todos os processos organizacionais. (MARSHALL JUNIOR AT AL, 2003)
Chiavenato
(2000, p.663) afirma:
A
palavra qualidade tem vários significados. Qualidade é o atendimento das
exigências do cliente. Para Deming, a qualidade deve ter como objetivo as
necessidades do usuário, presentes e futuras. Para Juran, representa a
adequação á finalidade ou ao uso. Feigenbaum diz que ela é o total das
características de um produto ou serviço referentes ao marketing, engenharia,
manufatura e manutenção, pelo qual o produto ou serviço, quando em uso,
atenderá ás expectativas do cliente. No fundo, os vários conceitos de qualidade
falam o mesmo idioma através de vários dialetos. Por trás deste conceito de
qualidade está à figura do cliente.
A
qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas empresas. A
qualidade está diretamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e
aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do
envolvimento de todos, através das equipes de melhorias, na empresa e
conseqüente motivação. (FILHO, 2003).
Segundo
Abreu (1991, p. 50)
A cada
dia, mais se consolida a convicção de que são necessárias ações reais,
concretas e objetivas para o aperfeiçoamento da qualidade dos nossos produtos e
serviços. A qualidade passa a ser uma questão de sobrevivência das empresas,
que são pressionadas pelos consumidores, cada vez mais exigentes e pelas
empresas concorrentes, que também lutam para conquistar o mercado.
Com
a abertura do mercado internacional as empresas estão vendendo mais, este mais
deve vir acompanhado da qualidade dos produtos, pois os consumidos estão
atentos para a qualidade total.
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