terça-feira, 11 de junho de 2013

O que é Qualidade ?

O que é Qualidade ?

O termo Qualidade vem do latim Qualitas, se refere ao produto e/ou serviço vendidos no mercado, qualidade é: conformidade com as exigências dos clientes, relação custo/benefício, adequação ao uso, valor acrescentado, que seus similares não possuem; fazer bem à primeira vez; produtos e/ou serviços com efetividade. Enfim, o termo é geralmente empregado para significar excelência de um produto ou serviço. (WIKIPEDIA, 2007).
Segundo Abreu (2000, p. 19)
                                         Do ponto de vista do mercado, qualidade de um produto ou serviço é uma conjugação entre capacidade de desempenhar funções requeridas pelo mesmo e a posse de características que levam o consumidor a optar por esse produto ou serviço, tais como custo compatível e durabilidade máxima, ou seja, o desempenho das funções durante o maior tempo possível.

A diferença entre a abordagem do início do século XX e a atual é que a qualidade está relacionada ás necessidades e aos anseios dos clientes. Seja qual for o porte da empresa, observam-se programas de qualidade e de melhoria de processos na maioria dos setores econômicos. Não importa mais fazer o melhor produto com os melhores processos, se o que faz não vai de encontro ao consumidor, que é o líder de todos os processos organizacionais. (MARSHALL JUNIOR AT AL, 2003)
Chiavenato (2000, p.663) afirma:
                                        A palavra qualidade tem vários significados. Qualidade é o atendimento das exigências do cliente. Para Deming, a qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras. Para Juran, representa a adequação á finalidade ou ao uso. Feigenbaum diz que ela é o total das características de um produto ou serviço referentes ao marketing, engenharia, manufatura e manutenção, pelo qual o produto ou serviço, quando em uso, atenderá ás expectativas do cliente. No fundo, os vários conceitos de qualidade falam o mesmo idioma através de vários dialetos. Por trás deste conceito de qualidade está à figura do cliente.
A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas empresas. A qualidade está diretamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos, através das equipes de melhorias, na empresa e conseqüente motivação. (FILHO, 2003).
Segundo Abreu (1991, p. 50)
                                        A cada dia, mais se consolida a convicção de que são necessárias ações reais, concretas e objetivas para o aperfeiçoamento da qualidade dos nossos produtos e serviços. A qualidade passa a ser uma questão de sobrevivência das empresas, que são pressionadas pelos consumidores, cada vez mais exigentes e pelas empresas concorrentes, que também lutam para conquistar o mercado.

Com a abertura do mercado internacional as empresas estão vendendo mais, este mais deve vir acompanhado da qualidade dos produtos, pois os consumidos estão atentos para a qualidade total.

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