Ferramentas da Qualidade - Utilizadas pelas equipes de Melhorias
As
ferramentas da qualidade básicas foram criadas a muito tempo por aqueles que
iniciaram o processo de qualidade total ao longo do tempo, algumas permaneceram
originais, outras foram atualizadas e algumas formas criadas. (FILHO, 2003).
Sua
importância é reconhecida em todo o mundo. A partir do momento em que todos
estão de acordo que as decisões devem basear-se em fatos e dados, as
ferramentas passaram a ser imprescindíveis. Estas ferramentas são gerenciais e
permitem as análises de fatos e tomada de decisão com base em dados, dando a
certeza de que a decisão é realmente a indicada. (FILHO, 2003).
As
principais ferramentas da qualidade que permitem a realização de trabalhos e
gerenciamento de forma bastante eficaz são:
Foi
criado como objetivo de regular a participação das pessoas em um ambiene de
reunião ou mesmo local de trabalho quando se deseja ter idéias ou levantar
causas ou mesmo levantar problemas. Enfim, é uma ferramenta que se presta á
atividade participativa, onde todos terão a oportunidade de emitir opinião.
(FILHO, 2000)
Segundo
Filho (2000, p. 48), existem quatro regras básicas para o sucesso desta
ferramenta:
·
Eliminar
qualquer crítica, para que não haja inibição nem bloqueio;
·
Apresentar
as idéias tais quais surgem na cabeça, sem rodeios, elaboração ou maiores
considerações. Não deve haver medo de dizer bobagens. As idéias consideradas
loucas podem ser as grandes soluções.
·
Quantidade
gera qualidade. Quanto mais idéias surgirem melhor.
·
Combinar
e melhorar as idéias já existentes, facilitando a geração de idéias adicionais.
Diagrama de Causa e efeito
Também
chamado de: Diagrama de Ishikawa, espinha de peixe ou 6M. Utilizado para apresentar a relação
existente entre um resultado de um processo (Efeito) e os fatos (Causas) do
processo que por razões técnicas, possam afetar o resultado considerado. Pode
ser utilizado nas sessões de brainstorming (WERKEMA, 1995)
O
diagrama de causa e efeito, além de resumir as possíveis causas do problema,
também atua como um guia para a identificação da causa fundamental do problema
e a determinação das ações que devem ser adotado. (EMBRACO, 1997)
O
diagrama de causa e efeito, é representado:
Plano de Ação
È
um conjunto de contramedidas com o objetivo de bloquear as causas fundamentais.
Importante ferramenta para planejar as ações que serão executadas, também é
chamada de 5W1H, é uma ferramenta de uso mundial e tem as siglas em inglês que
significa (WERKEMA, 1995):
PLANO DE AÇÃO – 5W
1H
|
|||||
O QUE
(WHAT)
|
QUEM
(WHO)
|
QUANDO
(WHEN)
|
ONDE
(WHERE)
|
PORQUE
(WHY)
|
COMO
(HOW)
|
Gráfico de Pareto
É
um método de análise de dados que visa estabelecer prioridade na tomada de
providências ou em pesquisas aprofundadas. Baseia-se no princípio do pesquisador Pareto, que verificou que numa
classificação de causa e efeito, o maior volume de efeitos é atribuível a um
pequeno conjunto de causas, enquanto que existe uma grande quantidade de causas
que contribui com pequeno volume de efeitos. Desse modo, podem-se distinguir
quais são as menos importantes e as mais significantes. (WERKEMA, 1995).
È
um gráfico de barra vertical que dispõe a informação de forma a tornar evidente
e visual a priorização de temas. De acordo com a autora, a estratificação é uma
das ferramentas mais importantes do gerente. Estratificar é dividir um assunto
em extratos ou camadas de assuntos de origens diferentes.
|
Fluxogramas
È
uma ferramenta gráfica que representa passo a passo o fluxo de produção de um
determinado produto ou serviço. Serve para planejar um novo processo ou
conhecer melhor o processo atual, a fim de promover o seu aperfeiçoamento.
(EMBRACO, 1997)
Gráfico de Controle
Contato: laudemirdarosa@gmail.com
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