segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ferramentas da Qualidade - Utilizadas pelas equipes de Melhorias

Ferramentas da Qualidade - Utilizadas pelas equipes de Melhorias




As ferramentas da qualidade básicas foram criadas a muito tempo por aqueles que iniciaram o processo de qualidade total ao longo do tempo, algumas permaneceram originais, outras foram atualizadas e algumas formas criadas. (FILHO, 2003).
Sua importância é reconhecida em todo o mundo. A partir do momento em que todos estão de acordo que as decisões devem basear-se em fatos e dados, as ferramentas passaram a ser imprescindíveis. Estas ferramentas são gerenciais e permitem as análises de fatos e tomada de decisão com base em dados, dando a certeza de que a decisão é realmente a indicada. (FILHO, 2003).
As principais ferramentas da qualidade que permitem a realização de trabalhos e gerenciamento de forma bastante eficaz são:


Foi criado como objetivo de regular a participação das pessoas em um ambiene de reunião ou mesmo local de trabalho quando se deseja ter idéias ou levantar causas ou mesmo levantar problemas. Enfim, é uma ferramenta que se presta á atividade participativa, onde todos terão a oportunidade de emitir opinião. (FILHO, 2000)
Segundo Filho (2000, p. 48), existem quatro regras básicas para o sucesso desta ferramenta:
·         Eliminar qualquer crítica, para que não haja inibição nem bloqueio;
·         Apresentar as idéias tais quais surgem na cabeça, sem rodeios, elaboração ou maiores considerações. Não deve haver medo de dizer bobagens. As idéias consideradas loucas podem ser as grandes soluções.
·         Quantidade gera qualidade. Quanto mais idéias surgirem melhor.
·         Combinar e melhorar as idéias já existentes, facilitando a geração de idéias adicionais.
  

Diagrama de Causa e efeito

               Também chamado de: Diagrama de Ishikawa, espinha de peixe ou 6M.   Utilizado para apresentar a relação existente entre um resultado de um processo (Efeito) e os fatos (Causas) do processo que por razões técnicas, possam afetar o resultado considerado. Pode ser utilizado nas sessões de brainstorming (WERKEMA, 1995)
O diagrama de causa e efeito, além de resumir as possíveis causas do problema, também atua como um guia para a identificação da causa fundamental do problema e a determinação das ações que devem ser adotado. (EMBRACO, 1997)
O diagrama de causa e efeito, é representado:



Plano de Ação

             È um conjunto de contramedidas com o objetivo de bloquear as causas fundamentais. Importante ferramenta para planejar as ações que serão executadas, também é chamada de 5W1H, é uma ferramenta de uso mundial e tem as siglas em inglês que significa (WERKEMA, 1995):
PLANO DE AÇÃO – 5W 1H
O QUE
(WHAT)
QUEM
(WHO)
QUANDO
(WHEN)
ONDE
(WHERE)
PORQUE
(WHY)
COMO
(HOW)















Gráfico de Pareto


É um método de análise de dados que visa estabelecer prioridade na tomada de providências ou em pesquisas aprofundadas. Baseia-se no princípio do  pesquisador Pareto, que verificou que numa classificação de causa e efeito, o maior volume de efeitos é atribuível a um pequeno conjunto de causas, enquanto que existe uma grande quantidade de causas que contribui com pequeno volume de efeitos. Desse modo, podem-se distinguir quais são as menos importantes e as mais significantes. (WERKEMA, 1995).
È um gráfico de barra vertical que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. De acordo com a autora, a estratificação é uma das ferramentas mais importantes do gerente. Estratificar é dividir um assunto em extratos ou camadas de assuntos de origens diferentes.
 
                                   
 







 Fluxogramas

È uma ferramenta gráfica que representa passo a passo o fluxo de produção de um determinado produto ou serviço. Serve para planejar um novo processo ou conhecer melhor o processo atual, a fim de promover o seu aperfeiçoamento. (EMBRACO, 1997)



 Gráfico de Controle

                   Ferramenta que dispõe os dados de modo a permitir a visualização do estado de controle estatístico de um processo e o monitoramento, quanto á locação e á dispersão de itens de controle do processo. (WERKEMA, 1995).




Contato: laudemirdarosa@gmail.com

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