sábado, 1 de junho de 2013

CCQ - Círculo de Controle da Qualidade

O QUE É CÍRCULO DE CONTROLE DA QUALIDADE ?

                  Os CCQs são equipes de 4 a 6 pessoas voluntárias que praticam a qualidade total. Surgiu no Japão em 1962 pelo professor Kaoru Ishikawa e significa:
Circulo: Denota a igualdade entre as pessoas e trabalho em equipe, pois em equipe as soluções são mais criativas e funcionam melhor, equipe satisfeita, pois a idéia é de todos, deve haver espírito de colaboração e buscando o consenso entre o Círculo. 
Controle: Significa monitorar os resultados e buscar as causas da impossibilidade de se atingir a meta. È buscar a melhoria contínua para isto é  necessário monitorar os resultados e buscar o porquê de não se atingir as metas. A partir de um esforço na prevenção dos erros e não na recuperação dos mesmos. (EMBRACO, 1997).
Qualidade: É tudo aquilo que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível e de forma segura a um determinado tempo, as necessidades dos clientes.
Segundo Chaves (2000, p. 50)
Sem um sistema que contemple estes princípios, não se obtém uma gestão de responsabilidade compartilhada, o que constitui o maior desperdício de uma organização. Pode-se analisar este prejuízo a partir de dados da nossa realidade: mais de 80% dos colaboradores de uma organização são operadores. Estes 80%, por estarem na linha de frente, tem 100% de conhecimento dos problemas que ocorrem na sua unidade de trabalho.

Email: laudemirdarosa@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá !! Deixe seu comentário positivo sobre o tema abordado !! Obrigado