sábado, 29 de junho de 2013

Mestres da Qualidade

MESTRES DA QUALIDADE


O objetivo da qualidade é fazer que cada pessoa seja responsável por seu próprio desempenho e que todos se comprometam a atingir a qualidade de maneira altamente motivada. (CHIAVENATO, 2000).
Juran e Deming foram os principais responsáveis pelo movimento da qualidade no Japão. Foram considerados os inspiradores do milagre industrial naquele país. Os americanos só lhes deram os devidos valores em 1980. Mas seria injusto associar o movimento da qualidade a apenas a dois mestres. (MARSHALL JUNIOR, AT AL, 2003).
W. Edward Deming. (1900 - 1993). A rejeição que sofreu nos EUA e seu sucesso no Japão renderam uma das principais histórias da literatura de negócios. Foi preciso um documentário de TV para torná-lo famoso da noite para o dia no mundo todo. Passou seus três últimos anos de sua vida viajando pelo mundo pregando seus famosos 14 passos para a qualidade total. Elaborou o livro Out of Crisis.  (Crainer, 2000).
Joseph Juran nascido em 1904, admite que sua mensagem não era nova ou revolucionária, a técnica de seguir um projeto específico e inspecionar o resultado em busca de defeitos, já era praticado pelos povos Egípcios a cinco mil anos antes da construção das pirâmides. O livro escrito por ele, Controle da qualidade, deslanchou no Japão em 1953. Desenvolveu o conceito denominado Gestão da Qualidade na empresa. Enfocou a importância do planejamento em sua trilogia. (Crainer, 2000).
Armand Vallin Feigenbaum, Nasceu em 1922. Apresentou uma versão evoluída do Controle da qualidade total (TQC), a idéia tinha como pedra fundamental uma definição de qualidade em que o interesse do cliente era o ponto de partida. (Maximiano, 2000).
Philip Crosby foi vice-presidente da International Telegraph, responsável por operações de qualidade em todo o mundo durante 14 anos. Hoje é presidente da Philip Crosby Associates em Winter Park na Flórida EUA que foi inaugurada em 1979. Mais de 15 mil executivos passaram pela associação. È conhecido pela frase: "A Qualidade é grátis.”. Os dois pilares das suas obras são o "fazer bem à primeira" e a filosofia de "zero defeito”. (Crosby, 1992).
Kaoru Ishikawa (1915 – 1989) formou em 1939 em química aplicada na Universidade de Engenharia de Tóquio. Em 1947 tornou-se professor assistente na universidade. Obteve o doutorado em engenharia em 1960. É responsável pela origem do movimento dos círculos de qualidade no Japão nos anos 60. Seu fundamento era educar todas as pessoas que trabalhavam nas fábricas japonesas em técnicas estatísticas adaptadas, difundias como sete ferramentas da qualidade, sendo uma delas (diagrama causa efeito) também conhecida como diagrama de Ishikawa. (ISHIKAWA, 1986).
Vicente Falconi Campos. Nasceu em 1940. Graduou-se em engenharia de Minas e metalúrgica em 1963 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1964 foi admitido como professor do departamento de Metalurgia da UFMG, onde se aposentou como professor titular. Em 1966 iniciou estudos de pós-graduação na Colorado School of Mines EUA, tendo obtido os graus de pH.d. em Engenharia Metalúrgica em 1968 e 1971 respectivamente. Trabalhou durante quatro anos na Mannesmann e durante seis anos na ACESITA. Atualmente atua como consultor da Fundação de Desenvolvimento Gerencial - INDG, orientando a implantação do “TQC Japonês” em várias empresas brasileiras. Seu trabalho sempre se caracterizou pela preocupação em dar forma prática ao conhecimento científico, daí seu entusiástico envolvimento pela qualidade total. (Campos, 1992).

São autores de mudaram conceitos e fizeram da história um palco de melhorias para as empresas e seus colaboradores.

Email: laudemirdarosa@gmail.com

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