MESTRES
DA QUALIDADE
O objetivo da
qualidade é fazer que cada pessoa seja responsável por seu próprio desempenho e
que todos se comprometam a atingir a qualidade de maneira altamente motivada.
(CHIAVENATO, 2000).
Juran e Deming
foram os principais responsáveis pelo movimento da qualidade no Japão. Foram
considerados os inspiradores do milagre industrial naquele país. Os americanos
só lhes deram os devidos valores em 1980. Mas seria injusto associar o movimento
da qualidade a apenas a dois mestres. (MARSHALL JUNIOR, AT AL, 2003).
W. Edward Deming.
(1900 - 1993). A rejeição que sofreu nos EUA e seu sucesso no Japão renderam
uma das principais histórias da literatura de negócios. Foi preciso um
documentário de TV para torná-lo famoso da noite para o dia no mundo todo.
Passou seus três últimos anos de sua vida viajando pelo mundo pregando seus
famosos 14 passos para a qualidade total. Elaborou o livro Out of Crisis. (Crainer, 2000).
Joseph Juran
nascido em 1904, admite que sua mensagem não era nova ou revolucionária, a
técnica de seguir um projeto específico e inspecionar o resultado em busca de
defeitos, já era praticado pelos povos Egípcios a cinco mil anos antes da
construção das pirâmides. O livro escrito por ele, Controle da qualidade,
deslanchou no Japão em 1953. Desenvolveu o conceito denominado Gestão da
Qualidade na empresa. Enfocou a importância do planejamento em sua trilogia.
(Crainer, 2000).
Armand Vallin
Feigenbaum, Nasceu em 1922. Apresentou uma versão evoluída do Controle da
qualidade total (TQC), a idéia tinha como pedra fundamental uma definição de
qualidade em que o interesse do cliente era o ponto de partida. (Maximiano,
2000).
Philip Crosby foi
vice-presidente da International Telegraph, responsável por operações de
qualidade em todo o mundo durante 14 anos. Hoje é presidente da Philip Crosby
Associates em Winter Park
na Flórida EUA que foi inaugurada em 1979. Mais de 15 mil executivos passaram
pela associação. È conhecido pela frase: "A Qualidade é grátis.”. Os dois
pilares das suas obras são o "fazer bem à primeira" e a filosofia de
"zero defeito”. (Crosby, 1992).
Kaoru
Ishikawa (1915 – 1989) formou em 1939 em química aplicada na Universidade de
Engenharia de Tóquio. Em 1947 tornou-se professor assistente na universidade.
Obteve o doutorado em engenharia em 1960. É responsável pela origem do
movimento dos círculos de qualidade no Japão nos anos 60. Seu fundamento era
educar todas as pessoas que trabalhavam nas fábricas japonesas em técnicas
estatísticas adaptadas, difundias como sete ferramentas da qualidade, sendo uma
delas (diagrama causa efeito) também conhecida como diagrama de Ishikawa.
(ISHIKAWA, 1986).
Vicente Falconi
Campos. Nasceu em 1940. Graduou-se em engenharia de Minas e metalúrgica em 1963
pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1964 foi admitido como professor
do departamento de Metalurgia da UFMG, onde se aposentou como professor
titular. Em 1966 iniciou estudos de pós-graduação na Colorado School of Mines
EUA, tendo obtido os graus de pH.d. em Engenharia Metalúrgica
em 1968 e 1971 respectivamente. Trabalhou durante quatro anos na Mannesmann e
durante seis anos na ACESITA. Atualmente atua como consultor da Fundação de
Desenvolvimento Gerencial - INDG, orientando a implantação do “TQC Japonês” em
várias empresas brasileiras. Seu trabalho sempre se caracterizou pela
preocupação em dar forma prática ao conhecimento científico, daí seu
entusiástico envolvimento pela qualidade total. (Campos, 1992).
São autores de
mudaram conceitos e fizeram da história um palco de melhorias para as empresas
e seus colaboradores.
Email: laudemirdarosa@gmail.com
Email: laudemirdarosa@gmail.com
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