sábado, 1 de junho de 2013

Equipes de Melhorias

O Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) relata que 100% do conhecimento da solução de problemas no local de trabalho está na base operacional.
Deve-se divulgar nas bases operacionais, o conhecimento e o uso do método de gestão, que é a filosofia CCQ. Este conhecimento disseminado faz com que as pessoas ampliem suas habilidades e isto as motiva, pois se tornam cada vez mais capazes de intervir na sua própria realidade por meio da solução de problemas e propostas criativas e inovadoras (CHAVES, 2000).
Este sistema de trabalho em equipe, com o nome de círculo de controle da qualidade (CCQ) ou outro nome que as empresas adotem, é apenas o início de um processo na qual a expansão da inteligência e o desenvolvimento das habilidades operacionais fará uma nova história do indivíduo, da organização e da sociedade.
Segundo o INDG, Hoje as equipes de melhorias estão presentes em aproximadamente 500 empresas no Brasil e não são somente empresas que utilizam o CCQ como modelos de gestão, existem escolas, hotéis, governo estadual, etc. Também presente em mais 130 países. A medida que se percebe a importância de envolver as pessoas nas melhorias contínuas da empresa, cresce o numero de equipes de melhorias no Brasil, em dezembro de 2006 havia 10.928 e integrantes chega a 76.924. Um retorno médio anual de no mínimo cinco vezes sobre o que se investe no desenvolvimento e reconhecimento das equipes. As pessoas sentem-se motivadas em contribuir com o crescimento da empresa e isto as motiva.
Nestes conceitos, este trabalho tem como objetivo geral demonstrar a importância do Programa de CCQ como ferramenta de gestão para o desenvolvimento de funcionários.

E tem como objetivos específicos:
·         Despertar o interesse dos colaboradores na solução dos problemas existentes na empresa, participando das equipes de melhorias contínuas (CCQ);
·         Demonstrar a interação das lideranças e funcionários nas propostas do programa;
·         Verificar as iniciativas dos colaboradores na solução de problemas ocorridos na fábrica a partir do uso das ferramentas da Qualidade;
·         Sensibilizar para o uso das ferramentas do programa de CCQ.
É de suma importância, conhecer a realidade das corporações que  utilizam esta filosofia. As equipes de melhorias multiplicam um contágio de sinergia dentro da empresa e consequentemente, as pessoas se envolvem na busca de soluções a qualquer dificuldade que a organização tenha pois passa a vestir a camisa da empresa. Visa também aumentar significativamente a melhor qualidade de vida do colaborador. Não se imagina a falta de apoio ou comprometimento das lideranças em movimento significativo como este.
     No capítulo 2, o trabalho aborda em estudo sobre o cenário da qualidade e seus mestres, que mudaram conceitos, criaram dinamismo no empresariado mundial. Busca conceitos para relatar o que é a filosofia CCQ, baseando-se na qualidade total para demonstrar a importância do programa de CCQ, como ferramenta de gestão, para o desenvolvimento dos funcionários. Ação almejada por muitas organizações que visam a valorização do potencial criativo dos envolvidos no processo, seja produtivo ou administrativo.
Com todas estas perspectivas de ganhos tanto para a empresa como para o colaborador, questiono: O programa de CCQ pode ser considerado uma ferramenta de gestão e desenvolvimento de pessoas ?
Na seqüência são abordados assuntos que relatam o envolvimento dos colaboradores na solução dos problemas existentes na empresa, a partir de oportunidades através das equipes de melhorias contínuas. Consequentemente ocorre a interação das lideranças e funcionários, iniciativas na solução de problemas  existentes na fábrica.
Dúvidas: laudemirdarosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá !! Deixe seu comentário positivo sobre o tema abordado !! Obrigado