O Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) relata que 100% do
conhecimento da solução de problemas no local de trabalho está na base
operacional.
Deve-se divulgar nas bases operacionais, o conhecimento e o uso do método
de gestão, que é a filosofia CCQ. Este conhecimento disseminado faz com que as
pessoas ampliem suas habilidades e isto as motiva, pois se tornam cada vez mais
capazes de intervir na sua própria realidade por meio da solução de problemas e
propostas criativas e inovadoras (CHAVES, 2000).
Este sistema de trabalho em equipe, com o nome de círculo de controle da
qualidade (CCQ) ou outro nome que as empresas adotem, é apenas o início de um
processo na qual a expansão da inteligência e o desenvolvimento das habilidades
operacionais fará uma nova história do indivíduo, da organização e da
sociedade.
Segundo o INDG, Hoje as equipes de melhorias estão presentes em
aproximadamente 500 empresas no Brasil e não são somente empresas que utilizam
o CCQ como modelos de gestão, existem escolas, hotéis, governo estadual, etc.
Também presente em mais 130 países. A medida que se percebe a importância de
envolver as pessoas nas melhorias contínuas da empresa, cresce o numero de
equipes de melhorias no Brasil, em dezembro de 2006 havia 10.928 e integrantes
chega a 76.924. Um retorno médio anual de no mínimo cinco vezes sobre o que se
investe no desenvolvimento e reconhecimento das equipes. As pessoas sentem-se
motivadas em contribuir com o crescimento da empresa e isto as motiva.
Nestes conceitos, este trabalho tem como objetivo geral demonstrar a
importância do Programa de CCQ como ferramenta de gestão para o desenvolvimento
de funcionários.
E tem como objetivos específicos:
·
Despertar o interesse dos colaboradores
na solução dos problemas existentes na empresa, participando das equipes de
melhorias contínuas (CCQ);
·
Demonstrar a interação das lideranças e
funcionários nas propostas do programa;
·
Verificar as iniciativas dos
colaboradores na solução de problemas ocorridos na fábrica a partir do uso das
ferramentas da Qualidade;
·
Sensibilizar para o uso das ferramentas
do programa de CCQ.
É de suma importância, conhecer a realidade das corporações que utilizam esta filosofia. As equipes de melhorias multiplicam um contágio de sinergia dentro da empresa e
consequentemente, as pessoas se envolvem na busca de soluções a qualquer dificuldade que a organização tenha pois passa a vestir a camisa da empresa. Visa também
aumentar significativamente a melhor qualidade de vida do colaborador. Não se
imagina a falta de apoio ou comprometimento das lideranças em movimento
significativo como este.
No capítulo 2, o trabalho
aborda em estudo sobre o cenário da qualidade e seus mestres, que mudaram
conceitos, criaram dinamismo no empresariado mundial. Busca conceitos para
relatar o que é a filosofia CCQ, baseando-se na qualidade total para demonstrar
a importância do programa de CCQ, como ferramenta de gestão, para o
desenvolvimento dos funcionários. Ação almejada por muitas organizações que
visam a valorização do potencial criativo dos envolvidos no processo, seja
produtivo ou administrativo.
Com todas estas perspectivas de ganhos tanto para a empresa como para o
colaborador, questiono: O programa de CCQ pode ser considerado uma ferramenta
de gestão e desenvolvimento de pessoas ?
Na seqüência são abordados assuntos que relatam o envolvimento dos
colaboradores na solução dos problemas existentes na empresa, a partir de
oportunidades através das equipes de melhorias contínuas. Consequentemente
ocorre a interação das lideranças e funcionários, iniciativas na solução de
problemas existentes na fábrica.
Dúvidas: laudemirdarosa@gmail.com
Dúvidas: laudemirdarosa@gmail.com
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